Translate

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mãe... precisamos de falar!

Sabem quanto têm de ter uma conversa séria, e ao mesmo tempo não a querem ter porque têm a certeza que a vossa mãe vai ficar triste? Pois.. já ando para a ter há alguns dias, ou melhor.. meses, mas a oportunidade não surge.
Mãe vem ler o meu blog, é tão mais fácil. Vá lá!
Preciso de sair de casa. Já moro contigo à 22 anos, e sinto que estou a perder o meu espaço. Não é que me sinta mal aqui, porque aqui é o meu ninho. O meu canto. A minha protecção. Mas.. mãe.. os meus colegas já me levam um avanço de 5 anos. Já saíram de casa para ir estudar para a Universidade, e eu não. Eu fiquei cá. Claro que foi por opção minha, e o mestrado também. Mas.. já chega. Estou farta. Preciso do meu espaço. Da minha casa. Das minhas contas. De ir ao supermercado, e contar os tostões para ver se dá para trazer aquele mimo que tanto me trazias. Percebes mãe? Não é que não goste de ti, ou de viver contigo. É porque cresci. E cresço todos os dias. E acho que estou a crescer muito agora. E preciso de ir para um sitio onde não entres de 5 em 5 minutos e tenhas de tocar a campainha para entrar. Claro que te lá quero muitas vezes. Claro que te amo e não te quero deixar triste. Preciso. Preciso mesmo daquele meu espaço. Mal acabe este semestre vou estagiar para fora. Sei que não é fácil que o dinheiro não é muito. Mas eu quero trabalhar, quero ajudar. Quero ter o meu poder. O meu dinheiro. A minha vida.
Vá lá mãe, percebe-me! Não fiques triste. Eu juro que te adoro e não é nada contra ti. É só que cresci... Sabes aquele crescer de sair de casa. Não não não. Ninguém falou em casar ou ter filhos. Isso é um passo daqui por uns tantos anos. Agora é apenas sair de casa. Criar o meu canto.

Mãe.. lê o blog, vá lá!


13 comentários:

  1. Oooohhh...estou mesmo comovida com este post. Penso exactamente como tu. Também quero ter esta conversa com a minha mãe, mas ainda não chegou o momento. Também quero ter a minha casa, o meu espaço, o meu cantinho, os meus tostões para contar e as minhas preocupações.Mas ainda não chegou o momento. Preciso de trabalho e alguma estabilidade económica e agora, ainda não é a altura.
    Mas identifico-me mesmo muito com o que aqui escreveste e,por isso, só me resta desejar-te muitas felicidades e que consigas criar o teu canto rapidamente :)

    ResponderEliminar
  2. Fizeste-me lembrar o "Poema à mãe" de Eugénio de Andrade :) tenta falar com a tua mãe calmamente, de certeza que ela vai perceber.

    ResponderEliminar
  3. Essas conversas são terríveis de ter com as mães... Mas fala com ela, com muita calma e coragem, explica-lhe o que estás a dizer aqui. É capaz de ficar triste, mas no fim sei que compreenderá. Força e boa sorte*

    ResponderEliminar
  4. É sempre dificil para uma mãe compreender que crescemos e que queremos sair de casa para termos a nossa indepência princesa, mas a falar é que se resolve as coisas e acho que é o melhor que tens a fazer mesmo que isso seja dificil :)
    <3

    ResponderEliminar
  5. Claro que lhe vai custar mas ela vai entender.
    Ela só quer o melhor para ti portanto vai ficar contente por quereres dar esse passo tão importante. Mas triste porque é a sua menina que vai embora. Mas o tempo ajuda. E ela vai perceber :)

    ResponderEliminar
  6. Desde que vim para a faculdade, a 200 kms de casa, que a minha relação com a minha mãe melhorou imenso! Se já era boa, passou a ser quase perfeita. Vai correr tudo bem, Coragem :)

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que nenhuma mãe ficaria triste. Ficaria com aquela angústia de mãe mas ela vai gostar de ver que cresces-te!

    ResponderEliminar
  8. tenho um miminho para ti no meu blog, quando puderes passa por lá. beijinhos *

    ResponderEliminar
  9. como eu te compreendo! Os meus colegas e amigos já levam um avanço de três anos, também fiquei a «estudar em casa»..
    Se por um lado sabe bem ter tudo prontinho a tempo e horas e ser menina da mamã, por outro, também gostava de ter a experiência de viver sozinha, com o meu espaço .. vamos ver como vai ser o mestrado (:

    ResponderEliminar
  10. Como eu te entendoooo!! Fala com ela, vais ver que vai custar menos do que imaginas :)*

    ResponderEliminar
  11. tudo tem os seus prós e contras, mas o factor "crescer e ser, em certa parte, dependente" pesa e é importante. tudo a seu tempo papoila, mas parece-me que já esteve mais longe, não? :) **

    ResponderEliminar
  12. Eu aconselho-te a falares com ela abertamente. Tenta criar a oportunidade. Certamente ela vai acabar por compreender. Vai acabar por ver que cresceste e precisas do teu espaço. Há-de acabar por se sentir orgulhosa da filha querer ser independente :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  13. Ao fim de 10 anos a viver fora da casa dos meus pais (a viver c o meu marido, entenda-se...eheheh) ainda hoje tenho saudades de lá estar e da vidinha boa que tinha...não que oje em dia não seja maravilhosamente feliz, mas tenho tantas saudades....Gostava de fazer um post cm o teu, mas ao contrario a dizer. mãeee, podemos ir morar convosco? tenho saudades de tudo o que tinha aí...

    (não tentes perceber...ehehehe)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! ;)