Translate

quinta-feira, 24 de maio de 2012

E agora? Faço o que?

Ah e tal.. afinal parece que é mesmo preciso ter sorte. Ás vezes até penso que nasci com o rabinho virado para a lua, outras vezes virado para o chão.
Nesta fase de final de pós-graduação, a minha vida anda um reboliço dos grandes. Fazer a tese, não fazer a tese. Ficar por aqui, fazer o mestrado todo. Mandar currículos não mandar? Afinal o que fazer nesta fase tão difícil da nossa vida.
Ninguém disse que os 22 eram fáceis, mas agora que vou a caminho dos 23, acho que ainda vão ser mais difíceis, pelo menos é isso que se esta a revelar, a pouco mais de um mês de os fazer, a vida não pára e anda em constante tormento. 
Aqui e agora penso, que quero é estagiar. Daqui a pouco já penso que a tese será melhor. 
Os meus pais não me dizem nada, porque não querem influenciar. Amigos dizem para tentar a sorte e procurar trabalho, amigos mais velhos dizem que sem a tese as profissões já não são nada. Afinal ficamos em quê?
Não é que as opiniões dos outros contem, mas sempre ajudam, nem que seja a esclarecer ou a apoiar.
Sinto-me totalmente perdida, perdida se calhar não, talvez "sinto-me totalmente num dilema", dilema que me põe um precipício dos dois lados, em que se dou um passo em falso caio, mas caio nos dois lados! Convicção e certezas são as armas que me vão ajudar a contorná-los.. mas onde estão elas? Como é que se adquirem certezas, na idade em que tudo é novo, em que tudo pode ser bom, e tudo pode ser mau?
Estou a dar em maluca? ESTOU !

TESE = Mestrado
Não TESE = Pós-graduação


19 comentários:

  1. eu acho que devias tentar fazer os dois! eu também tive que fazer essa escolha e fazer os dois (Estágio e tese) ao mesmo tempo... foi um ano muuuuuito exigente, mas valeu a pena :)
    espero ter ajudado ;)
    beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca fui à universidade não sei o que isso é, mas visto que já estás nesse caminho arrisca na tese .*

    ResponderEliminar
  3. Eu fiquei me pela licenciatura.. não sou grande ajuda neste tópico.

    Então? Vens a estes lados é boa? :P

    ResponderEliminar
  4. não te consigo ajudar, são coisas demasiado complicadas, aiai /: não queria estar no teu lugar. Espero que isso tudo se resolva em breve =) beijinho*

    ResponderEliminar
  5. estou exactamente a viver o mesmo dilema. mas acho q mais inclinada para NÃO tese! :)
    vou responder ao mail
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Se puderes fazer o mestrado mais tarde podes arriscar em parar um ano para tentares estagiar, se quiseres jogar pelo seguro e despachares já isso então continua para mestrado. Aconselho-te a ires procurando estágios para ires vendo como anda a oferta de emprego na área (que não anda nada bem) assim talvez consigas tomar uma decisão *

    ResponderEliminar
  7. é sempre bom mandar curriculos :)

    ResponderEliminar
  8. Tem calma querida, vai correr tudo bem! Eu aos 22 também estava assim, agora com 28...continuo a dar em maluca hehe

    ResponderEliminar
  9. os dias que estão para vir vão te ajudar a clarificar as ideias de certeza :)

    ResponderEliminar
  10. Se a tese te dá o título de mestre, secalhar é o melhor a fazer porque quer se queira, quer não, as licenciaturas vão acabar por se extinguir graças a bolonha. Mas não acho que fazer uma tese te traga muito conhecimento para além daquele que já tens. Um estágio é sempre muito mais proveitoso em termos de aprendizagem. Realmente é um dilema! É por isso que no meu curso era obrigatório os 2...não há cá escolha ;)

    ResponderEliminar
  11. Força <3 Vais de certeza escolher o que é melhor para ti.
    Devias fazer o estágio para ver como corre :)

    ResponderEliminar
  12. Nada como uma experiência laboral para valorizar a licenciatura! O resto podes fazer depois, e se não for aqui pode ser lá fora, nunca se sabe o dia de amanhã. (é a minha opinião)
    Mas isso é uma decisão que só te cabe a ti.


    Beijinho e boa sorte*

    ResponderEliminar
  13. Faz a tese. Dependendo da área, não dá assim tanto trabalho. ;)

    ResponderEliminar
  14. Se tens a oportunidade de poder fazer a tese, não a desperdices. O mercado de trabalho está péssimo e quanto mais habilitações melhor hoje em dia. É sempre uma mais valia para ti ;) beijinho

    ResponderEliminar
  15. Eu fiz tese, e não me arrependo. Tenta pensar num tema primeiro e ver se conseguias ter motivação para uma tese, talvez te ajude a decidir, e enquanto a mandar Cvs, podes sempre fazer não se perde nada :) Boa sorte, tenho a certeza que vais encontrar o melhor caminho

    ResponderEliminar
  16. eu no teu lugar fazia a tese, é sempre uma mais valia ter o mestrado. tenho uma grande amiga a tirar o mesmo mestrado que o teu aí em Coimbra, optou por estagiar e não está nada fácil para ela, não arranja local para faze-lo:s

    ResponderEliminar
  17. Os 22 são lixados! Ninguém nos explica quão difícil é tomar decisões. Acho que só tu podes decidir. Faz o que achares que te traz mais-valias. No teu lugar, acho que fazia o mestrado todo. Eu, por enquanto, apenas tenho licenciatura. Pretendo fazer um mestrado quando as condições sócio-económicas melhorarem. Vai enviando uns currículos e, se surgir uma boa oportunidade, coloca a tese em stand-by e aproveita o estágio.
    Decide com o coração, porque não vale a pena fazeres nada contra a tua vontade ;)

    ResponderEliminar
  18. Olha eu só tenho licenciatura, porque o mestrado que eu queria não abriu, se tens possibilidades de fazer a tese, acho que deves fazer, contudo, vai enviando currículos porque não perdes nada com isso, nada mesmo!

    ResponderEliminar
  19. Querida tu arranjas-te um estágio muito fixe lá na sic não foi? a tese não pode ser atrasada? Não podes congelar a matricula e fazer a tese mais tarde? É que ambos são importantes! O estágio numa empresa tão conhecida pode dar-te alguns conhecimentos e quem sabe, oportunidades de emprego. Por outro lado, o mestrado dá-te grau de mestre. Ficas com mais habilitações académicas e isso também pode trazer-te vantagens.
    Na minha opinião, penso que devias de organizar o teu tempo, de modo a conseguires fazer as duas coisas. Quem sabe, até podes fazer a tese com base em alguma coisa que faças no estágio! Assim dava para conciliar e fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
    Tem calma e pondera muito bem o assunto.****

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! ;)